sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O chakra vermelho

O chakra vermelho também é conhecido por chakra da base, da raiz, kundalíneo ou ainda pela palavra de origem Sânscrita Muladhara.

Este centro de energia, devido à sua localização no períneo -  ponto que fica situado entre o ânus e os órgãos sexuais - é considerado o mais físico de todos os chakras. Estabelece a conexão do corpo material com a terra.



A vontade de comer algum tipo particular de alimento ou desejo de viver em determinado lugar é regulada por este chakra. 

É no chakra vermelho ou da base que acontece a reversão vibracional que permite que a alma se adapte às condições físicas com que terá que viver esta sua existência.


Algumas formas de expandir o chakra da base são a colocação dos pés em contato com areia quente, pedra ou apenas na terra. Passar algum tempo com animais, tocando-os e brincando com eles, também são uma excelente atividade para a expansão deste chakra. Uma última atividade com interesse é fazer uma viagem à terra e à casa onde se nasceu.

Todo o esqueleto (ossos e dentes) bem como o sistema linfático, a próstata no caso dos homens, a bexiga, o sistema de excreção, as pernas e os pés, além do plexo sacro estão relacionados com o chakra vermelho. Quando um problema afeta todo o esqueleto podemos dizer que existe uma tensão nesse centro de energia. Já quando o esqueleto é afetado apenas parcialmente como, por exemplo, no caso da lesão de uma das mãos, atribuímos esse problema a uma tensão no chakra correspondente, que neste caso é o quinto, situado na base da garganta.


Ainda relativamente à parte física, o chakra vermelho está associado às glândulas supra-renais sobretudo devido a uma das suas secreções, a adrenalina,  ser desencadeada por uma ameaça à sobrevivência, preparando o corpo para situações de risco. Pela sua localização perto dos rins poderiam ser associadas também ao terceiro chakra

As supra-renais são glândulas de energia que dão força física e mental. O primeiro chakra regula a quantidade de energia que o corpo usa nas suas atividades mentais e espirituais. Controla também a quantidade de energia a ser reposta, gerando assim impulsos materiais.


O sentido associado a este chakra é o olfato conhecido por estar diretamente ligado à sobrevivência e também à segurança. Por este motivo associa-se habitualmente o nariz ao chakra vermelho.


Como o elemento que lhe corresponde é o elemento Terra podemos dizer que, o estado em que esse chakra se encontra em cada ser humano reflete a forma como esse ser se relaciona com a Terra, ou como ele se sente pelo fato de aqui estar!  

O chakra vermelho reflete também o tipo de relacionamento que a pessoa tem com a mãe.

Na estrutura familiar tradicional é a mãe que provê a alimentação e oferece um lugar seguro à criança. Um bebê ao se alimentar através do peito da mãe toma certas decisões que irão influenciar de forma decisiva a sua vida futura. Pode concluir por exemplo que nunca há que chegue, tem que lutar por aquilo que quer ou, haverá sempre abundância. Assim o padrão relacionado com tudo o que representa segurança – a casa, o emprego e o dinheiro - é muitas vezes definido através da experiência atrás referida.  

Se houver uma sensação de falta de mãe, não se sentir amada ou nutrida por ela, a própria pessoa corta as suas raízes através dessas percepções, bloqueando o chakra vermelho.

Passa a ver o mundo através de um filtro de insegurança ou de medo até se permitir ser de novo nutrida pelo amor da mãe.


As percepções que a pessoa tem em relação à mãe e que se refletem nos sintomas que apresenta não têm nada a ver com a mãe ou, com a maneira de ser desta. É uma questão de escolha perceptiva em relação às condições de vida que a pessoa está a experimentar.


A pessoa pode não possuir percepções baseadas nas suas próprias experiências no universo físico, sentir que não tem lar ou, ter dificuldade em estar presente no aqui e agora.


Quando a motivação básica da vida da pessoa é a segurança, o sentir-se em segurança, a sobrevivência ou, a satisfação das necessidades materiais, podemos dizer que ela observa a vida a partir do chakra vermelho. A motivação básica representa aquilo que motiva a pessoa, a base a partir da qual ela toma todas as suas decisões. 


As tensões são geradas por sensações de insegurança, medo, e ameaça à sobrevivência onde  essa tensão pode atingir níveis em que começa a colocar em perigo a saúde física, sobretudo se perdurar por muito tempo.

Quando existe algum problema relacionado com o chakra vermelho podemos observar o lado do corpo em que ele se manifesta e considerar a polaridade masculina/feminina bem como a vontade/emoção sendo o lado direito o da vontade e o esquerdo o das emoções, no caso de uma pessoa destra. Para os canhotos é o contrário.


Alergias a substâncias como leite, produtos láteos ou associados à terra como cereais, além de todas as alergias que afetam o nariz, refletem tensões no chakra vermelho e no relacionamento da pessoa com sua mãe em que se proíbe a si mesma de receber alimentação. Alterando as atitudes os sintomas libertam-se.


No corpo físico as alterações mais frequentes são: obesidade, bulimia, anorexia, problema musculares e nos tendões, reumatismo, artrite, dores ciáticas, doenças ou lesões nas pernas e pés, hemorróidas, constipação, problemas para eliminar urina e fezes, dores ou doenças nas extremidades dos ossos, problemas nos rins e no reto, distúrbios relacionados com as glândulas supra-renais (diabetes, doença de Addison, doença de Cushing). 


Quando as supra-renais estão ativas para além do normal os reflexos são a agressividade, irritabilidade, ressentimento, falta de adaptação e temperamento exaltado. Se estiverem pouco ativas haverá muita sensibilidade à dor, tristeza, seriedade, depressão e neurastenia.


Uma boa condição do chakra vermelho ajuda a criar raízes e a ter segurança material. Quem ganha pouco dinheiro ou tem problemas relacionados com a carreira profissional precisa harmonizar este chakra.


O primeiro chakra quando em harmonia, é também responsável pela longevidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.