sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sono, cansaço e falta de energia

Costuma sentir algum destes sintomas? Se sim então, vou-lhe propor que quando voltar a sentir, antes de tomar qualquer outra medida, disponha de alguns minutos para por em prática um processo básico do Descondicionamento.

Independentemente das causas que estão por detrás dos sintomas que apresenta, o que importa em primeira mão, é sair do estado em que se encontra.

Alguns dirão que estamos eliminando um sintoma que pode ser importante na compreensão de algo mais grave e que assim impedimos uma maior compreensão a essa situação. Não se corre esse risco, pois se os sintomas não começarem a desaparecer ao fim de alguns minutos é porque a situação é mais complexa e necessita de outro tipo de acompanhamento. Exemplos destas situações, em que esses sintomas podem ser centrais, são os casos de fibromialgia e de certos estados depressivos. Nessas situações este tipo de processo tão simples, alcança resultados muito limitados pelo que é necessário recorrer a outros processos mais específicos.

O propósito desta matéria é oferecer uma pequeníssima demonstração das potencialidades dos processos do Descondicionamento

Assim, apenas devem utilizar este processo pessoas que tenham episódios ocasionais de cansaço, sono ou falta de energia. O cansaço pode ser de várias ordens. Em casos de cansaço crônico, os resultados serão bem limitados embora, se a prática for constante, este processo possa dar alguma ajuda. Nos casos de cansaço crônico e em todos em que os sintomas são recorrentes e se manifestam com bastante freqüência, é recomendável fazer um estudo mais aprofundado da situação.

A idéia é utilizar este processo em situações em que não pode apresentar-se cansado, como por exemplo, antes de um compromisso importante, onde não dispõe de muito tempo para descansar e ainda pretende evitar a utilização de alguma substância estimulante.

Tenho assistido casos de pessoas que entram na sala de atendimento completamente esgotadas, com muito pouca energia e ao fim de 10, 15 minutos estão preparadas para enfrentar o resto do dia com energia, simplesmente através da utilização deste processo.

De uma forma bastante genérica, entre as causas principais que levam ao sono, cansaço e à falta de energia encontram-se freqüentemente:
  • o esforço físico para além dos limites tolerados pela fisiologia,
  • o contato com pessoas com baixo astral, muito carregadas, ou bem negativas, 
  • a não concretização de alguns propósitos que a pessoa se põe diariamente, independentemente de eles serem maiores ou menores,
  • ingestão de determinados medicamentos, sobretudo psicotrópicos,
  • exposição a radiação, no caso do tratamento de doenças auto-destrutivas,
  • e outras.
Todas estas causas são resultado de uma saída do equilíbrio, quer ele seja físico, mental, emocional ou espiritual. Alguns dirão que é estresse e de alguma forma é mesmo.

O caminho mais seguro para resolver qualquer situação de sono, cansaço ou falta de energia é a restauração do equilíbrio atrás mencionado, removendo as causas que levaram ao estresse e ao desequilíbrio.

Este processo não pretende fazer o reequilíbrio nas áreas citadas, embora de alguma maneira e de forma inofensiva, reponha a disposição e a energia para continuar a operar a vida nesse momento.

Ao mesmo tempo que faz este processo, se os sintomas forem recorrentes, deverá procurar a ajuda de alguém especializado que o ajude a encontrar as causas do desequilíbrio e, sobretudo o ajude a resolver a situação (o aviso que o corpo lhe está a dar) de forma efetiva e duradoura.

Caso queira recorrer à minha ajuda pode-me contatar através do e-mail contato@fernandobaptista.com.br.

Para fazer o processo nesta forma rápida que proponho é necessário dispor de alguns minutos e de preferência de alguma privacidade (em caso de urgência às vezes até o banheiro do local de trabalho é um excelente local).

Depois de familiarizado com a técnica e desde que disponha de condições mínimas, pode executar o processo quase em qualquer lugar. Inicialmente, de preferência, deve evitar estar perto de outras pessoas para evitar críticas, julgamentos, etc.

É recomendado que seja feito o processo na posição sentada por motivos óbvios (se já está cansado, a tendência imediata será adormecer mesmo e, aí de pouco adianta esta ferramenta).

Melhor ainda começar a fazê-lo com os olhos fechados embora não seja indispensável.

Com prática pode ser feito em pé de olhos abertos.

Quando estiver sentado numa posição confortável e com os olhos fechados, começa a repetir mentalmente, com o pensamento: (o seu nome) recorda sono, cansaço e falta de energia. Fala a primeira vez, espera um pouco, volta a repetir e assim vai até se sentir bem, sem sintomas ou, no mínimo, bastante melhor (a duração da sessão vai depender da situação em si e, da maior ou menor dificuldade da pessoa em realizar o processo. Não há como estipular o tempo necessário).  

A frase também pode ser repetida verbalmente, nos casos em que a pessoa tenha dificuldade em fazê-lo mentalmente. Há pessoas que começam verbalmente e ao fim de algumas frases repetem mentalmente.

No início da frase deve colocar o seu nome.

Quando diz recorda sono, cansaço e falta de energia, não precisa procurar nenhum momento especial em que isso tenha acontecido, embora se tal acontecer, não haja nenhum inconveniente. Apenas precisa ir repetindo a frase para o “inconsciente”, até se sentir bem, deixando o processo acontecer naturalmente.

Estas frases não são afirmações, mantras, mentalizações ou programações, mas sim uma forma especial de regressão espontânea ( ... recorda sono, ...) com o objetivo de acessar conteúdos “inconscientes” relacionados com sono e/ou cansaço e/ou falta de energia e de esvaziá-los. Podemos também dizer que são uma forma de descondicionamento.

Durante a sessão você pode vir a sentir algum desconforto, mais sono, cansaço, dores de cabeça ou outros sintomas. Nesse caso deve persistir, continuando a repetir a frase até que se encontre melhor, mais desperto ou até completamente desperto, se dispuser de um pouco mais de tempo para alcançar esse estado.

Tudo o que surgir enquanto estiver a fazer a sessão deverá desaparecer durante a mesma, ou seja, deverá continuar o processo até esse sintoma desaparecer.

Caso tenha alguma dúvida em relação a palavras utilizadas ou em relação ao procedimento, pode contatar através de: contato@fernandobaptista.com.br

No final da matéria sempre podem ser postados comentários construtivos que, podem ser partilhados com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.